26jul

Humildade gravitacional

A soberba, que pode ser tratada como sendo a antítese da humildade, nos leva a ser, aquilo que não somos. Já a humildade, nos leva a abrir mão do que somos, por amor ao outro.

Quando nos esvaziamos de nós mesmos, a humildade passa a nos mover e nos levar a compreender que aquilo que somos nada mais é que canal de serviço ao próximo. Abrimos mão do que somos, mas sem perder a nossa identidade.

A humildade gera em nós um senso de dependência mútua, nos levando à sujeição. Quando se fala de sujeição, está se falando em se colocar aos cuidados uns dos outros, a fim de não se atentar para o que é seu, mas para o que é do outro.

A humildade abre caminho para a dinâmica dos relacionamentos, por isso que cada um deve considerar o outro como sendo superior a si mesmo. Na Lei da Gravidade corpos maiores atraem corpos menores e os mantém presos uns aos outros. Da mesma forma, quando considero o outro como sendo superior a mim mesmo, ele ganha status de corpo maior. Logo, exerce sobre mim uma espécie de “força gravitacional do amor”, onde somos atraídos e movidos para servir uns aos outros.

É esta força que leva o homem a romper com o movimento de rotação do amor próprio e o faz migrar para o de translação do amor ao próximo.

Só assim, a solidão dos nossos dias e noites ganhará a companhia das cores, frutos e sensações das estações da vida.

Sempre há mais vida do lado de fora.

Corte o cordão umbilical da soberba e se deixar levar em humildade pela gravidade do outro.

Compartilhe esta história

Sobre romeu

Sabe uma pessoa um pouco orgulhosa, mas que no fim das contas sempre deixa o orgulho de lado? Sabe aquela pessoa que quer fazer tudo ao mesmo tempo? Esse é o Romeu. Um pouco apressado no quesito idade. De vez em quando vem com uns discursos de “eu já passei dessa fase”, “eu não tenho mais idade pra isso”, “quando você chegar na minha idade você vai entender.” Faz vários planos, e está sempre correndo atrás para realizá-los. Gosta de música, toca guitarra e dá aulas de violão. Gosta de Chaves! Sempre se preocupa com as pessoas ao seu redor e dá muito valor na verdadeira amizade. Gosta de conversar sobre tudo. Frescura é uma palavra que não existe no seu dicionário.

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© Copyright 2019 - Romeu de Almeida. Todos os direitos reservados.